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quarta-feira, 7 de março de 2012

DIA INTERNACIONAL DA MULHER



História do 8 de março
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Objetivo da Data 
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras 
Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Marcos das Conquistas das Mulheres na História 

- 1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.
- 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.
- 1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.
- 1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.
- 1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.
- 1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas
- 1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres
- 1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.
- 1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças
- 1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina
- 1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres
  
 I. Bem-aventurado o casal que continua a demonstrar carinho e consideração um com o outro depois que a novidade dos primeiros anos passou.

II. Bem-aventurado o casal que é educado e cortês um com o outro como eles são com seus amigos.

III. Bem-aventurados são aqueles que tem têm senso de humor, pois este atributo é um grande "amortecedor de choques".

IV. Bem-aventurados são aqueles que amam seus companheiros mais do que qualquer outra pessoa no mundo e que cumprem com alegria seus votos de casamento com uma vida inteira de fidelidade e respeito mútuos.

V. Bem-aventurados são aqueles que alcançam a paternidade, pois os filhos são herança do Senhor.

VI. Bem-aventurados os que se lembram de agradecer a Deus por sua comida, e que separam tempo para a leitura de Bíblia e oração diariamente.

VII. Bem-aventurados os cônjuges que nunca levantam a voz para o outro e que fazem de seu lar um lugar onde palavras encorajadoras sempre são ouvidas.

VIII. Bem-aventurado o casal que fielmente vai à igreja e que trabalha junto para a expansão do reino de Deus.

IX. Bem-aventurado o marido e a esposa que sabem lidar com suas diferenças e se ajustam sem a interferência dos parentes.

X. Bem-aventurado é o casal que tem um completo entendimento das finanças e que conseguiu uma parceria perfeita onde todo o dinheiro está sob o controle dos dois.

XI. Bem-aventurados são o esposo e a esposa que humildemente dedicam sua vida e seu lar a Deus e que praticam seus ensinamentos sendo leais, amorosos e não egoístas.

A mulher sabia edifica a sua casa e a tola destroi.


PRESBITERO WILSON PAIVA- COMENTARIO : MINISTERIOFAMILIAABENCOADA@GMAIL.COM.



terça-feira, 6 de março de 2012

ENSINANDO OS FILHOS NO CAMINHO QUE DEVE ANDAR






I - Por Que Deus nos dá Filhos?
Deus poderia ter A Criação de Filhos
feito uma multidão de seres humanos, mas fez apenas um homem e uma mulher, e os encarregou de gerarem uma raça. Entre as muitas razões, três são as mais importantes:
1) Para Nos Mostrar o Seu Favor
(SL 127.3-5) Deus nos ama. Seu coração paterno desejava compartilhar conosco a linda experiência de criar filhos. Eles não nos são dados para nos sobrecarregar ou nos fazer sofrer inutilmente, mas para formar-nos à semelhança de Deus, o Pai Eterno.
2) Para Criá-los em Deus
(EF 6.1-4; CL 3.20-21) Devemos ter uma atitude de seriedade e fé diante do privilegio de criar filhos no Senhor. Temos apenas uns 18 ou 20 anos para completar em cada filho a etapa de formação. Não podemos perder nenhum desses anos.
3) Para Encaminharmos a Geração Seguinte na Vontade de Deus
(GN 18.17-19; SL 128) O homem se projeta para o futuro através dos filhos e dos filhos de seus filhos. A maior obra que podemos fazer nesta vida é a de criar filhos para que honrem ao Senhor e abram caminho para a extensão de seu reino. Deus não intervém diretamente na criação de nossos filhos. Nós é que devemos assumir esta responsabilidade. Não podemos ignorá-la, porque um dia vamos ter que prestar contas do que fizemos nesta área.
Deus manifestou a sua confiança em Abraão quanto a isto (Gn 18.17-19). Entretanto, revelou seu profundo desagrado com o sacerdote Eli por sua irresponsabilidade na disciplina e formação de seus filhos (1Sm 2.12,27-30; 3.11-13).
II - Determinando Objetivos Na Formação Dos Filhos
Pv 22.6  “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviara dele”.
Esta tarefa não é fácil. Requer uma dedicação seria durante muitos anos. Mas Deus nos assegura a sua graça e sabedoria.
COMPREENDENDO A NATUREZA DA CRIANÇA (Pv 22.15; Sl 51.5). Elas não se inclinam naturalmente para o bem. Por isso devemos ensiná-las, formá-las e discipliná-las.
AS METAS IMPORTANTES NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA SÃO:
·         Uma relação pessoal com Deus – consciência de que são parte da família de Deus e devem se relacionar diretamente com ele.
·         A formação do caráter – capacidade para enfrentar as responsabilidades da vida, trabalho, casamento, solida base moral, auto-disciplina, auto-estima, domínio próprio, controle sobre os sentimentos, gostos, etc.
·         Formação social – clara consciência de sua identidade, capacidade de se relacionar com outros, assumir compromissos, e sujeição às autoridades.
·         Formação Física – hábitos alimentares e higiene.
III - Quais São as Responsabilidades dos Pais?
Há quatro áreas específicas de responsabilidade dos pais: exemplo, instrução, disciplina e carinho. Tudo isto são expressões práticas do amor. Além de aceitarmos os filhos como eles são, com seu próprio sexo, virtudes e debilidades, cor dos cabelos e da pele, personalidade, devemos considerá-los que são herança do Senhor. Temos portanto a responsabilidade diante de Deus de criá-los para a Sua glória.
1) Exemplo
Os filhos aprendem tudo com o comportamento de seus pais. Ensinamos mais com o exemplo do que com palavras, ordens ou ameaças. O exemplo é a base fundamental para formação do caráter dos filhos. Eles procuraram imitar seus pais no que dizem e no que fazem. Não adianta cobrar ações de graça em toda e qualquer ocasião se os pais não agem assim.
2) Instrução (Pv 22.6)
Enquanto o exemplo é a base fundamental para a formação da vida dos filhos, a instrução direciona e ordena essa formação. Instruir significa: ensinar, doutrinar, formar, capacitar, comunicar. As crianças não aprendem somente por ver e imitar, elas necessitam ser instruídas na: honestidade, justiça, perdão, generosidade, respeito pelos outros, pudor e asseio, modéstia, diligência e etc.
Também é responsabilidade dos pais incentivar os filhos a desenvolverem sensibilidade espiritual, docilidade e boa disposição diante de Deus.
Áreas que merecem mais atenção dos pais:
·         Realizar trabalhos e cumprir ordens;
·         Ajudar outras pessoas;
·         Concentrar-se nos estudos.
·         Resolver problemas e discórdias sociais.
·         Formar amizades;
·         Vencer a tentação;
·         Desenvolver um sentido de dignidade moral;
·         Usar bem o dinheiro e o tempo;
·         Encontrar e permanecer no emprego;
·         Desenvolver uma bom comportamento com o sexo oposto;
·         Descobrir sua vocação.
Os pais devem elogiar, felicitar e aprovar tudo aquilo que os filhos fazem bem ou quando mostram interesse de acertar. Isto ajudará a firmar os valores positivos do caráter. Faz com que os filhos se sintam reconhecidos e apreciados reforçando a auto-estima.
Os filhos, por outro lado, devem conhecer os limites de sua liberdade. Isso se faz com pequenas regras de funcionamento da casa. Essas regras devem ser poucas e razoáveis, e se exigirá o cumprimento.
Quanto aos adolescentes, é necessário explicar-lhes bem as coisas. Não bom agir com uma atitude simplesmente impositiva. Quando se explica, isso ajuda na formação de critério e bom juízo, ainda que eles resistam diante de normas estabelecidas.
Entretanto, apesar das boas e devidas instruções que os pais possam dar, nada substitui o exemplo dos pais. Muitos não seguem este princípio e acabam “apagando com o cotovelo o que escrevem com as mãos”.
3) Disciplina
Cl 3.20,21; Pv 3.12; Pv 13.24; Pv 19.18; Pv 20.30; Pv 22.15; Pv 23.13,14; Pv 29.15.
A relação de uma criança com Cristo prospera na medida em que obedece a seus pais. Jesus Cristo vive e trabalha na vida de um filho obediente.
A obediência não é opcional nem se limita no que o filho considera justo. A obediência deve ser a tudo. A autoridade dos pais foi dada por Deus para formar e disciplinar a seus filhos e tem dele todo o respaldo.
Os pais podem se enganam muitas vezes mas, quando isso ocorrer, devem admitir logo seus erros. Ao admitir que estão errados, demonstram ser pessoas a quem Deus pode respaldar. Sua autoridade não vem do fato de estarem certo, mas sim de Deus de quem eles a receberam.
O Uso da Vara
Os textos acima citados, mencionam o termo vara repetidamente. Isso sugere um castigo físico. Não se trata aqui de simplesmente castigar a criança. O uso das mãos ou de objetos de uso pessoal foge do princípio e dos objetivos. As mãos servem para acariciar, proteger e afagar. Cintos, chinelos, fios elétricos, etc representam objetos pessoais. Mas a vara (pode ser uma simples varinha de madeira, ou mesmo um objeto de couro) de uso exclusivo, representa um instrumento de correção e disciplina.
Também, a única área adequada para aplicar a disciplina são as nádegas, por ser uma região carnosa e sem nenhum órgão vital. Disciplinar não é torturar, ferir ou espancar. É um ato de amor ordenando o futuro dos filhos.
Quando Usar a Vara
a)    Quando houver uma rebelião clara, quando a criança não acata uma ordem ou por qualquer outra ofensa séria.
b)    Não se usa para faltas menores ou para corrigir erros nas crianças (como deixar cair coisas por descuido).
c)    Deve-se aplicar a disciplina sobriamente e sem ira. Os pais que disciplinam seus filhos irados, transmitem seus sentimentos negativos.
d)    É necessário acalmar-se antes de aplicar qualquer disciplina. A disciplina tem como objetivo corrigir a criança e não descarregar sobre elas nossos desagrados.
e)    O objetivo principal na disciplina é ensinar os filhos a obedeceram a seus pais quando eles se dirigem. É assim que Deus deseja: “filhos, obedecei a vossos pais…”
f)    As crianças sofrem muito quando seus pais não as disciplinam corretamente. A disciplina justa alivia o sofrimento e os libera do sentimento de culpa e do peso da consciência.
g)    O maior problema no ser humano é a rebelião contra a autoridade legítima. Os pais não devem permitir rebelião em seu lar. É responsabilidade dos pais livrar seus filhos de atitudes de rebelião.
Aspectos Importantes da Disciplina
a)    Deus estabeleceu os pais como responsáveis diretos pela conduta de seus filhos (Pr 4:1-9; 1Sm 3.13,14).
b)    O pai é a figura principal quanto a disciplina. Ainda que a mãe tenha que disciplinar, o filho deve saber que ela conta com o apoio de seu marido. Isto facilita a tarefa da mãe.
c)    Os pais têm que mostrar unanimidade na disciplina. A mulher deve ter o cuidado para não contradizer a seu marido, e o homem deve respaldar a sua esposa, especialmente na presença dos filhos.
d)    Os pais não devem proferir ameaças nem expressões de ódio.
e)    A disciplina deve ser administrada imediatamente após a ofensa ou desobediência
Ec 8.11 “Visto não se executa logo a sentença sobre a má obra, o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto a praticar o mal.”
f)    A disciplina deve ser:
·         Com firmeza e decisão;
·         Com critérios estabelecidos (não segundo as emoções);
·         Proporcional a ofensa; e,
·         Sem ira ou amargura.
·         O que Deve Ocorrer Após a Disciplina
·         A disciplina correta deve seguir um processo que inclua:
·         EXPLICAÇÃO: a criança deve saber o por quê da disciplina.
·         CASTIGO : Com a vara e proporcional à ofensa.
·         ORAÇÃO.
·         PERDÃO: a criança deve saber que a partir da disciplina não há mais culpa pelo ocorrido, e que ela é amada pelos seus pais.
·         RECONCILIAÇÃO: isso significa reparar ofensas, pedir perdão, restituir coisa roubadas, voltar a amizades rompidas, etc.
Principais Deficiências No Exercício Da Disciplina
a)    Condicionar a obediência à compreensão da criança: a criança não obedece, apenas concorda. Não há reconhecimento de autoridade, mas uma negociação.
b)    Ajudar na “obediência” para evitar confronto: dar uma ordem e auxiliar na execução quando a criança oferece resistência. Quando isto se torna um hábito (vício) doméstico provoca sérios vexames em ambientes estranhos ou públicos.
c)    Achar desculpas e justificativas para as manias: Ex.: “é o gênio”, “são os dentes”, “está com sono”, etc. Nada disso justifica a rebeldia. A criança, mesmo indisposta, pode e deve obedecer aos pais em tudo e prontamente.
d)    Diferenciar ordens (mais ou menos importantes): ordens são ordens e devem ser obedecidas prontamente, qualquer que seja. Estabelecendo-se diferenças, confunde-se a criança. Ela não entende porque há mais severidade para umas ordens do que para outras. Ela só sabe que, às vezes, exige-se obediência e outras não. Exemplos: 1º – Não toque na tesoura x Vá escovar os dentes; e, 2º – Não suba na janela (quarto andar) x Não toque na radiola.
e)    Deixar-se manipular: “Só essa vez”, “ó mãe, me perdoe”, “eu prometo que não faço mais”, “estou tão cansado”, “você nunca me deu isto ou aquilo”, etc.
f)    Deixar-se levar pela desculpa da memória, desobediência cor-de-rosa: “oh! esqueci”. Vara é bom para a memória.
g)    Compensação por sentimento de culpa: os pais se sentem culpados por não poderem atender algumas necessidades e desejos, ou até caprichos dos filhos, por não terem recursos, e querem compensar tornando-se muito tolerantes.
h)    Não exigir obediência total, irrestrita e imediata: não entender ou não concordar com Deus quanto a autoridade delegada aos pais. A base da relação pais x filhos é a autoridade . Pais inseguros apelidam frouxidão de “amor” ou compreensão.
i)    Não exigir obediência na ausência dos pais,: “você não é meu pai nem minha mãe”. Filhos desaforados e desrespeitosos para com os mais velhos e adultos em geral.
j)    Contentar-se com uma obediência circunstancial. Não buscar uma disposição de submissão nos filhos nem levá-los a ter uma cerviz dobrada. Quem acha muita explicação para os erros dos filhos, também achará para os seus, diante de Deus.
k)    Não entender que a disciplina é corretiva e formativa e não punitiva. As Escrituras dizem: “vara da disciplina” – o castigo imposto pela vara, ao contrário de tentar punir, visa , antes, corrigir defeitos e formar o caráter da criança.
l)    Falta de perseverança: hoje disciplina, amanhã não, ainda que pelo mesmo motivo. Isto confunde a criança.
m)    Papai “Esquecido”: sempre esquece as advertências que fez e volta a advertir. Ridiculariza-se a si mesmo e aos filhos.
n)    Papai “Gamaliel” é o super-mestre: sempre explica muito e não age nunca. Esquece que é a vara e não o sermão que afasta a estultícia do coração da criança.
o)    Papai “Eli” é o super espiritual: quer transmitir uma imagem forte do “Papai-do-Céu”, sendo ele próprio um molenga. Os filhos não aprenderão a temer o “Papai-do-Céu” se não aprenderem a obedecer ao “papai-da-casa” ( Ex 32.21, 25 x Gn 18.19 ). O Deus de Abraão ficou conhecido, depois dele, como “O Temor de Isaque”.
p)    Papai “Fariseu” exige tudo e não faz nada. Os filhos não são estimulados e desafiados pelo exemplo, além de perderem o respeito pelos pais diante da hipocrisia destes.
5) Carinho
Ser o exemplo, dar instrução e disciplinar, são expressões de amor que muitas vezes não são compreendidas ou consideradas com tal. Nossos filhos têm sentimentos e carências afetivas. É necessário que se some a todas essas ações, muito carinho.
CARINHO é o mesmo que afeto, meiguice, docilidade, atenção e cuidado. São maneiras de tratamento que expressam sensibilidade para com aqueles a quem amamos. Nossos filhos sabem quando somos sensíveis a eles e às suas necessidades.
Existem algumas maneiras de se demonstrar isso:
Expressão Verbal
Esta é a mais simples de todas mas não menos importante. Dizer aos nossos filhos que os amamos é o mínimo que podemos fazer. Expressões como: “Eu amo você”, “você é muito importante para mim”, “sou grato a Deus por tua vida”, “você é um presente de Deus para nós”, são simples mas produzem um resultado maravilhoso.
Todos gostamos de saber que somos amados. Os que tem telefone, liguem especialmente para os filhos, mande-lhes cartões e telegramas. Eles adorarão.
Gestos Carinhosos
As palavras muitas vezes não conseguem expressar tudo. É preciso gestos! Um afago, uma carícia, passar a mão pela cabeça, segurar com carinho as mãos, beijar, carregar nos braços, carregar nas costas, rolar pelo chão, correr juntos, brincar de pega-pega e esconde-esconde, podem ser expressões mais fortes que as palavras. Juntas, produzem uma revolução de amor.
Presentes Criativos
Nesta época em que o consumismo e a moda nos levam a comprar brinquedos industrializados, diminuiu muito a criatividade dos pais. Presentes criativos, feitos pelos próprios pais (carrinhos de sucata, pipas, barracas, aviões, cavalinhos, etc…) têm um valor muito maior. As crianças são sensíveis a isso.
Também é necessário que os pais saibam ensinar o valor de cada presente. Eles devem ter um significado pessoal. Hoje em dia se dá presentes em épocas determinadas e não por significados pessoais. Temos que presentear nossos filhos com coisas simples, porém significativas. Cuidado para não trocar CARINHO POR PRESENTES CAROS. O carinho é insubstituível!
Valorizar Suas Idéias e Coisas
Ouvir os filhos: suas idéias e ideais. Interessar-se pelo que eles se interessam. Buscar suas opiniões e sugestões. Dar oportunidade para que eles se expressem e participem das decisões. Tudo isso são formas de dizer: “O que vocês são e dizem são importantes para nós”.
Respeitando seus gostos e desejos e, levando-os a alcançarem seus alvos, ajudaremos na formação da auto-estima deles. Nossos filhos precisam saber que são capazes e aceitos, respeitados como indivíduos.
Amar = Exemplo + Instrução + Disciplina + Carinho
Para Pensar e Conversar
1.    Até que ponto Deus responsabiliza os pais pela próxima geração?
2.    Que diferença as Escrituras assinalam entre a formação dos filhos de Abarão e dos filhos do sacerdote Eli?
3.    Com respeito a natureza humana que está toda torcida, o que nos ensina a própria experiência como pais?
4.    Converse sobre a importância de cada uma das áreas que merecem mais atenção dos pais.
5.    Compartilhe experiências pessoais no exercício da responsabilidade dos pais. Anote os erros cometidos e as lições aprendidas.

Para um maior aprofundamento no assunto, leia a apostila:
A Família Cristã II
Temas abordados: Criação de filhos, relacionamento com filhos adolescente, comportamento dos filhos, a presença de cristo no lar.




PARA PENSAR.......


Viver é a coisa mais rara do mundo, a maioria das pessoas apenas existem.
Oscar Wild

As pessoas entram em nossa vida por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem.
Lilian Tonet

O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade.
Albert Einstein

A amizade e um meio de nos isolarmos da humanidade cultivando algumas pessoas.
Carlos Drummond de Andrade

Uma discussão prolongada significa que ambas as partes estão erradas.
Voltaire

Como são admiráveis as pessoas que nós conhecemos bem.
Millôr Fernandes

As pessoas que falam muito, mentem sempre, porque acabam esgotando seu estoque de verdades.
Millôr Fernandes

As pessoas boas dormem muito melhor a noite do que as pessoas más.
Woody Allen

Nunca devemos julgar as pessoas que amamos. O amor que não é cego não é amor.
Honoré de Balzac

Quem julga as pessoas não tem tempo de ama-las.
Madre Tereza

Há pessoas desagradáveis apesar das suas qualidades e outras encantadoras apesar dos defeitos.
François La Rachefoucauld

Há mais pessoas que decidem, do que pessoas que fracassam.
Henry ford

segunda-feira, 5 de março de 2012

SEGREDOS DE UM CASAMENTO DURADOURO





1   

  

      NÃO QUEIRA QUE SEU CÔNJUGE  SEJA   A PESSOA CERTA, SEJA VOCÊ A PESSOA   CERTA.
      CONSTRUA O SEU AMOR  COM INTEGRIDADE  (EC.2.10)
DÊ UM NOVO NOVO CENARIO A SUA HISTORIA DE AMOR (CT. 2.10)
ELOGIE SEU AMOR  (CT.1.15,16)
FAÇA A SUA PARTE E CREIA QUE DEUS FARA A DELE (SL. 34.4)
ENCONTRE INTIMIDADE EM UM PROPOSITO DE VIDA JUNTOS (HB.1.5)
CURE O SEU CASAMENTO COM RISO (PV. 17.22)
EVITE A TENTAÇÃO SEXUAL (PV. 4.15)
FAÇA DO SEU CÔNJUGE O SEU FAVO DE MEL (PV. 16.24)
ADORNE O SEU CÔNJUGE COM ELOGIOS (GN 28.1)
DEIXE ESPAÇO PARA DEUS TRABALHAR EM SEU CASAMENTO (EF. 4.29,30)
OUÇA COM AFETO E ATENÇÃO PARA CONSTRUIR INTIMIDADE ( PV. 18.6)
EXPRESSE AMOR COM ALGO QUE NÃO SEJA SÓ PALAVRAS (TG. 3.13)
ACARICIE SUA ESPOSA COM MUITOS TOQUES GENTIS (I CO 7.9)
FAÇA AMOR REGULARMENTE A FIM DE OBTER UM FORTE LAÇO MATRIMONIAL (I CO 7.5)
FAÇA UM VOTO DE SILÊNCIO QUANDO AS EMOÇÕES SE EXALTAREM (PV. 29.11)
ESCOLHA PERDOAR SEU CÔNJUGE, DEPOIS CURE (RM 12.19)
LIBERTE-SE, PERDOE ( CL. 3.12,13)
FALE A VERDADE EM AMOR (EF. 4.15)
NÃO DÊ LUGAR A CULPA AO SEU CASAMENTO (HB. 9.14)
COLHA OS FRUTOS DO SEU CASAMENTO.
(AMOR, ALEGRIA, PAZ, PACIÊNCIA, MANSIDÃO,BONDADE, FIDELIDADE, AMABILIDADE, DOMINIO PROPRIO).

RESPONDA ESSAS QUESTÕES:
A LEI DO ESPELHO.


EU  SEMPRE PROCURO SER UM(A) FACILITADOR(A) NO MEU RELACIONAMENTO CONJUGAL E FAMILIAR (   )SIM   (   )NÃO

EU SEMPRE PROCURO MOTIVAR MEU CÔNJUGE. (  )SIM  (  )NÃO

EU SEMPRE PROCURO COOPERAR COM O MEU CÔNJUGE. (  )SIM (  )NÃO

EU SEMPRE PROCURO SER OTIMISTA NO CASAMENTO. (  )SIM  (  )NÃO

EU ME PREOCUPO COM O BEM ESTAR  DO MEU CÔNJUGE E PROCURO DEMONSTRAR ISSO  COM ATITUDES SOLIDÁRIAS (  )SIM  (NÃO)

EU SEMPRE ME ESFORÇO PARA MANTER A CALMA, BUSCO MANTER MEU BURRINHO EMOCIONAL DESATIVADO, PARA QUE O AMBIENTE SEJA AGRADAVEL EM CASA ( )SIM  (  )NÃO.

MINHAS ATITUDES CONTRIBUEM PARA UNIR MINHA FAMILIA ( )SIM  ( )NÃO

EU SEMPRE PROCURO FAZER O MEU MELHOR NO MEU RELACIONAMENTO DE CASAL E FAMILIAR (  )SIM   (  )NÃO

EU SEMPRE DIGO PARA MEU CÔNJUGE E FILHOS –CONTA COMIGO.  ( )SIM  ( )NÃO

EU PROCURO PEDIR PERDÃO PARA MEUS FILHOS OU O MEU CÔNJUGE QUANDO ERRO ( )SIM  (  )NÃO

EU PROCURO NÃO SER IMPLICANTE, PARA NÃO TORNAR O AMBIENTE INSUPORTÁVEL. FAÇO CRITICAS COM MODERAÇÃO E BOM SENSO  ( )SIM   (  )NÃO

EU JÁ REUNI MINHA FAMILIA, PARA QUE CADA UM DISSESSE EM QUE PRECISAMOS MELHORAR ( )SIM   (  )NÃO

EU E MINHA FAMILIA ESCOLHEMOS UM DIA DA SEMANA QUE É O DIA DA FAMÍLIA, NÃO ABRIMOS MÃO DISSO.  (  )SIM   (   )NÃO.